top of page

Senta que lá vem história!

- Altitude: 660m / Território do parque: 6 alqueires

- Espécies: 75 / Total de animais: 320

 

Em 2000, há 20 anos atrás, pensando em estar mais próximo da natureza, o proprietário, Júlio Moura, técnico em agronomia, apaixonado pela fauna e flora, comprou um terreno em Domingos Martins!

Esse terreno tinha apenas uma pequena casa e um lago, tudo que foi criado até hoje, foi pelas mãos dele.

 

As aves sempre foram uma paixão, ao comprar a propriedade, cerca de 30 canários da terra foram soltos, hoje é difícil precisar, são inúmeros, acredita-se que cerca de 2 mil canários vivem por aqui. Está aí a inspiração para o nome do sítio: Recanto dos canários.

 

Movidos por esse amor pelas aves que tudo começou. Bem lá no princípio, logo que o sítio foi construído, já havia diversos tipos de pássaros, periquitos, papagaios...

 

Com o tempo percebemos a curiosidade das pessoas em conhecer todos esses animais, o sítio diariamente recebia visitas inesperadas de pessoas que ouviam que tínhamos aves exóticas e tinham imensa vontade de conhecer e aprender sobre a forma de tratamento e cuidado com essas aves.

 

A grande maioria das aves do BioParque são aves que infelizmente não podem retornar à natureza. Foram vítimas de tráfico e maus tratos e, depois de passar por uma avaliação de especialistas dos órgãos ambientais foi constatado que as mesmas não conseguiriam sobreviver na natureza. Não retiramos nenhum animal do seu habitat natural, pelo contrario, os animais que estão no parque são todos muito bem cuidados e passam por acompanhamento constante de uma equipe de médicos veterinários e biólogos. Nossa missão é dar a melhor qualidade de vida para esses animais que já sofreram tanto! E além disso, ainda contribuímos com a conservação das espécies, fazendo educação ambiental e trabalhando para reproduzir alguns animais ameaçados de extinção, para que no futuro possamos devolver alguns filhotes à natureza. 

Todo valor arrecadado no BioParque na entrada é redirecionado para o tratamento dessas aves.

Daí, em 2019, veio a ideia de criar o PARQUE.

 

Há três anos estamos batalhando e reconstruindo todo o local para receber todo tipo de visitantes, e construindo viveiros para receber mais aves e animais exóticos de maneira que eles fiquem confortáveis e tenham uma casa com muito amor e carinho. O cuidado com elas é essencial para que elas tenham uma vida tranquila e sociável, de forma que incluímos diversos enriquecimentos ambientais. O amor pelas aves só cresce e a vontade de cuidar e aprender mais sobre cada uma é o que move a equipe do BioParque das Aves.

 

Por ano, centenas de animais são apreendidos em todo território nacional, e alguns desses, devido a alguma necessidade própria, são doados e abrigados em nosso parque. Todos os nossos animais são registrados e recebem acompanhamento de uma equipe altamente capacitados.

bottom of page